Valorização

"Não sou perfeita em tudo, mas procuro ser a melhor naquilo que faço"


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A música como recurso didático

As atividades sobre as músicas devem provocar questionamento que deixem o aluno intrigado, inquieto, interessado em buscar respostas para suas dúvidas, a trocar informações entre colegas e professores sobre todas as áreas do conhecimento.
Portanto, o professor deve incitar reflexões e garantir intercâmbio de idéias, tornando-se mediador das situações de conhecimentos adquiridos em contato com a música.


RINDO À TOA
( FALAMANSA – TOTÓ )

Tô numa boa, tô aqui de novo Ah, ah, ah, ah, ah
Daqui não saio, Mas eu tô rindo à toa
Daqui não me movo Não que a vida esteja assim tão boa
Tenho certeza, esse é o meu lugar Mas um sorriso ajuda a melhorar
Ah, Ah Ah, Ah
Tô muna boa, tô ficando esperto E cantando, assim parece que o tempo voa
Já não pergunto se isso tudo é certo Quando mais triste, mais bonito soa
Uso esse tempo pra recomeçar Eu agradeço por poder cantar
Ah, Ah Lalaia, laia, laia, iô!!!

Doeu, doeu, agora não dói, não dói, não dói
Chorei, chorei e agora não choro mais
Toda mágoa que passei
É motivo para comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razões pra cantar


Questões e reflexões

1- O compositor deixa transparecer que passou por algum problema que lhe deixou abalado afastando-se. Ao retornar ele desabafa:

“Tô numa boa, tô aqui de novo
Daqui não saio,
Daqui não me movo
Tenho certeza, esse é o meu lugar
Há, há
Tô numa boa, tô ficando esperto
Já não pergunto se isso tudo é certo
Uso esse tempo pra recomeçar
Há, há”

a) Você já passou por alguma situação que fizesse abandonar o seu lugar ( família, escola, emprego, cidade...)? Por quê?
b) Você acha certo a pessoa abandonar ou fugir dos problemas? Por quê?
c) Ao abandonar seu lugar e pensar, refletir sobre o assunto você acha que agiu corretamente ou percebeu que não e retornou? Por quê?
d) Para você, o que é ser esperto? Por quê?
e) Ao tomar suas atitudes, você costuma analisar se é certo ou errado ou age por impulso? Por quê?
f) Após uma decepção em sua vida, você desiste, desanima ou ergue a cabeça e tenta recomeçar? Por quê?

2- A dor dos tropeços nos caminhos da vida, às vezes é grande e machuca muito psicologicamente:
“Doeu, doeu, agora não dói, não dói, não dói
Chorei, chorei e agora não choro mais
Toda mágoa que passei
É motivo para comemorar
Pois se não sofresse assim
Não tinha razão pra cantar”

a) Quando você está chateado, dolorido, você chora, desabafa com um amigo ou se fecha e guarda tudo para você? Por quê?
b) Você costuma guardar mágoas ou perdoa as pessoas que de alguma forma lhe decepcionaram? Por quê?
c) Você acha que o tempo é o senhor das razões e cura as dores das decepções? Por quê?
d) Você acha que os sofrimentos da vida nos dá maturidade, nos fortalece e melhora a nossa personalidade? Por quê?

3- A vida é um verdadeiro aprendizado, com altos e baixos, mas nunca podemos perder a vontade de vier bem:
“Há, há, há, há, há
Mas eu tô rindo à toa
Não que a vida esteja assim tão boa
Mas um sorriso ajuda a melhorar
Há, há
E cantando assim parece que o tempo voa
Quanto mais triste mais bonito soa
Eu agradeço por poder cantar
Lalaia, laia, laia, iô!!!

a) Você pensa que, embora a vida não seja tão boa, a alegria e a auto estima são essenciais para sermos felizes? Por quê?
b) Você concorda que o sorriso ajuda a melhorar a nossa vida? Por quê?
c) Você acha que o canto, o lazer colabora na melhoria de vida? Por quê?
d) Você costuma agradecer a Deus pelas coisas boas e ruins que acontecem na sua vida? Por quê?
e) Ás vezes não damos o devido valor às coisas que conquistamos sem nenhum esforço. Você crê que o suor da conquista, da luta nos faz valorizar mais as atitudes e a vida? Por quê?
4- “Depois da tempestade sempre vem a abonança.” Esta frase pode traduzir a mensagem que esta música quis passar? Por quê?

Último Julgamento
(Léo Canhoto e Robertinho)

Senta aqui neste banco
Pertinho de mim, vamos conversar
Será que você tem coragem
De olhar nos meus olhos e me encarar.
Agora, chegou sua hora
Chegou sua vez, você vai pagar
Eu sou a própria verdade
Chegou o momento, eu vou te julgar.

Pedi pra você não matar
Nem para roubar, roubou e matou.
Pedi pra você agasalhar
A quem tem frio, você não agasalhou.
Pedi pra não levantar
Falso testemunho, você levantou,
A vida de muitos coitados
Você destruiu, você arrasou.

Meu pai lhe deu inteligência
Para salvar vidas, você não salvou.
Em vez de curar os enfermos
Armas nucleares você fabricou.
Usando sua capacidade
Você destruiu, você se condenou
A sua ganância foi tanta
Que a você mesmo, você exterminou.

O avião que você inventou
Foi para levar a paz e a esperança.
Não pra matar seus irmãos
Nem para jogar bombas
Nas minhas crianças.
Foi você que causou esta guerra
Destruiu a terra dos seus ancestrais.
Você chamado de homem,
Mas é o pior dos animais.

Agora que está acabado pra sempre
Vou ver se você é culpado ou inocente
Você é um monstro covarde e profano,
É um grão de areia frente ao oceano.
Seu ouro falou alto, você tudo comprou
Pisou nos mandamentos
Que a lei santa ensinou
A mim você não compra
com o dinheiro seu
Eu sou JESUS CRISTO
O filho de DEUS

Atividades

ILUSTRE O TEXTO:

01-Consulte o dicionário e escreva o significado das palavras:
a) julgar b) ganância
c) ancestral d) nuclear
e) profano
02- A música é um diálogo em que aparece só o questionamento do emissor.
a)Quem é o emissor da mensagem da música O último julgamento?
b)O interlocutor não aparece expresso lingüisticamente, mas o contexto nos leva a identificá-lo. Quem é o interlocutor?
c)Como você explicaria a ausência do interlocutor?
03-A música faz um intertexto com a passagem bíblica de Êxodo 20, 1-17. Leia e copie-a.
04-O que Jesus fez para libertar os seres humanos do pecado?
05-Que atitudes os seres humanos têm que comprovam sua desobediência aos mandamentos da lei de Deus?
06-Que acontecimentos históricos a humanidade registra que refletem os fatos relatados na música?
07-Você utiliza a capacidade, o dom que deus lhe deu para destruir e praticar maldades ou para construir e praticar o bem? Exemplifique.
08-O que diferencia o homem dos outros animais?
09-Você acredita que o ser humano utiliza bem esta habilidade que Deus lhe confiou ao diferenciá-lo dos outros animais? Poe quê?
10-Quando Jesus é questionado sobre qual é o maior mandamento, o que Ele responde? Leia e copie Mateus 22, 36-40.
11-O ser humano ama a teu próximo como a ti mesmo? Por quê?
12-E você respeita e pratica as leis de Deus? Por quê? Como?
13-Justifique o título da música relacionando-o com o contexto ou mensagem.
14-Escreva um texto explicando como você acha que vai ser o último julgamento dos seres humanos.

TELEVISÃO ( Titãs )

A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas as coisas que penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda a noite quando eu deito é boa noite, querida
O cride fala pra mãe!
Que eu nunca li num livro
Que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
O cride fala pra mãe!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa, mais eu não faço nada
A luz do sol me incomoda então deixo a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
O cride fala pra mãe!
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura!
O cride fala pra mãe!

ATIVIDADES:

1) Você assiste televisão? Por quê?
2) Que programas você mais assiste?
3) Comente o primeiro verso da música:
“A televisão me deixou mais burro, muito burro demais.”
4) O compositor uso dois advérbios de intensidade para reforçar a idéia de que ficou burro. Quais são eles?
5) Você acredita que a televisão pode deixar alguém burro? Como? Por quê?
6) Como a televisão pode influenciar na vida das pessoas?
a) Beneficamente:
b) Maleficamente:
7) Explique o verso: “agora todas as coisas que eu penso me parecem iguais”.
8) A televisão te impede fazer alguma coisa? Por quê?
9) O que você acha que deve ser feito para melhorar o nível cultural e informativo da televisão?
10) Porque o eu poético se sente dentro da jaula junto dos animais?
11) Faça uma lista de programação diária de uma emissora de televisão analise com seu grupo e apresente para a turma.
Grupo I – Globo
Grupo II – SBT
Grupo III – Record
Grupo IV – Cultura
Grupo V – Bandeirantes
Relacione em seqüência de horário os programas de:
1. informação
2. entretenimento
3. propaganda / venda
4. religioso
12)Reúna com seus colegas e crie uma televisão de material reciclável. Crie a programação e apresente para turma.

TOCANDO EM FRENTE(Almir Sater)

Ando devagar Conhecer as manhas
Porque já tive pressa E as manhãs
E levo esse sorriso O sabor das massas
Porque já chorei demais E das maçãs
Hoje me sinto mais forte, É, preciso amor pra poder pulsar.
Mais feliz, quem sabe, É preciso paz pra poder sorrir
Eu só levo a certeza É preciso chuva para florir.
De que muito pouco sei,
E nada sei. Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Conhecer as manhas Um dia a gente chega
E as manhãs E no outro vai embora
O sabor das massas Cada um de nós compõe
E das maçãs A sua história
É preciso amar, pra poder pulsar E cada ser em si
É, preciso paz pra poder sorrir Carrega o dom de ser capaz
É preciso chuva para florir. De ser feliz.

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir
Tocando em frente.
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela
Longa estrada, eu vou
Estrada eu sou.

Atividade

1. “Ando devagar porque já tive pressa”
Qual destes provérbios representam melhor este verso da música? Explique cada um deles.
Þ O apressado come cru.
Þ Devagar se vai ao longe.
2. Apressa é inimiga da perfeição. Comente.
3. Às vezes, quando temos pressa demais ao fazermos alguma coisa, isso acaba nos atrapalhando, por exemplo a aprender algo. Escreva mais dois exemplos que a pressa e inimiga da perfeição.
4. Não precisamos e nem devemos ser ansiosos demais ao fazermos algo, porém não devemos cruzar os braços e esperar as coisas caírem do céu. Devemos ir a luta. Explique este provérbio. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
5. “E levo esse sorriso porque já chorei demais
hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe.”
Você acredita que as experiência do dia-a-dia, as dificuldades, as facilidades da vida de uma pessoa pode torná-la mais forte? Por quê?
6. Marque a explicação que você julga mais correta para cada verso.
a) “Conhecer as manhas e as manhãs.”
( ) conhecer todas as faces, todos os lados bons e ruins da vida cotidiana.
( ) conhecer apenas as coisas boas do dia-a-dia.
b) “O sabor das massas e das maçãs.
( ) saborear todas as experiências da vida, sentindo o gosto doce e ao mesmo tempo amargo da vida.
( ) saborear somente as experiências prazerosas da vida.
c) “É preciso amor pra poder pulsar.”
( ) É preciso só as coisas boas da vida.
( ) É preciso ter amor em tudo que se faz para que a vida tenha mais vigor, força, energia.
a) “É preciso paz para poder sorrir”.
( ) Precisamos de paz para sermos felizes.
( ) A paz é insignificante para a felicidade.
b) “É preciso chuva para florir”.
( ) É preciso regrar o jardim da vida para que ele possa florir e triunfar.
( ) É preciso inundar a vida.
7. “Penso que curtir a vida seja simplesmente
compreender a marcha e ir tocando em frente”
a) Para você o que é compreender a marcha da vida?
b) O que é ir tocando em frente?
8. Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou, estrada eu sou”. A que estrada o compositor se refere?
9. “Um dia a gente chega, no outro vai embora.
Cada um de nós compõe a sua história”.
O que representa estes versos na vida das pessoas?
10 “E cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”...
Comente este verso.
11. Você é feliz? Por quê?
12. O que lhe traz felicidade?
13. Você tem esperança de compor a sua história mais feliz? Como? Por quê?
14. Você como sujeito de sua própria história. Precisa fazer o quê para melhorá-la?
15. Você ajuda as outras pessoas a compor as suas próprias histórias? Como?



A ENXADA E A CANETA
( ZICO E ZECA )

Certa vez uma caneta
Foi passeá la no sertão
Encontrou – se com uma enxada
Fazendo uma prantação
A enxada muito humirde
Foi lhe fazendo uma saudação
Mas a caneta soberba
Não quis pega na sua mão
E ainda por disaforo
Lhe passou uma repressão.

Disse a caneta para a enxada
Não vem perto de mim não
Você tá suja de terra
De terra suja do chão
Sabe com quem tá falando
Veja a sua posição
E não esqueça da distância
Da nossa separação.

Eu sou a caneta dorada
Que escreve no tabelião
Eu escrevo pros governo
A lei da constituição
Escrevi paper di linho
Pro ricaço e pros barão
Só ando nas mãos dos mestres
Dos homens de posição.

A enxada respondeu:
De fato eu vivo no chão
Pra podê dá o que comê
E visti ao seu patrão
Eu vim no mundo primeiro
Quase no tempo de Adão
Se não fosse o meu sustento
Ninguém tinha instrução.

Mas que caneta orguiosa
Vergonha da geração
A tua arta nobreza
Não passa de pretensão
Você diz que escreve tudo
Tem uma coisa que não
É a palavra bonita
Que se chama educação.

Atividades

1) Faça a ilustração da música.
2) Organize com seus colegas e faça a dramatização da música.
3) A música “A enxada e a caneta” apresenta linguagem coloquial. Transcreva – a para linguagem padrão.
4) A música é um texto poético. De acordo com “A enxada e a caneta”, informe os seguintes itens da estrutura.
a) número de versos
b) número de estrofes
c) rimas
5) Há diferença entre poesia e prosa.
Você sabia que podemos transformar uma poesia em prosa? Veja as diferenças.

POESIA1. Não obedece a uma paragrafação, segue apenas a criatividade do poeta.
2. Não segue a uma pontuação rígida. Há poesias que não possuem pontuação.
3. Geralmente apresenta rimas e versificação.
4. Tem repetição de palavras, Valorizando a sonoriadade

PROSA1. Organiza – se em três parágrafos básicos: a) introdução, b) desenvolvimento b) conclusão.
2. A pontuação é obrigatória de acordo com a língua padrão.
3. Não apresenta rimas e versificação.
4. Não deve apresentar repetição de palavras.


Agora, tranforme a poesia em um texto em prosa, e veja se produz o mesmo efeito.
6) A música é um diálogo. Faça sua pontuação corretamente. Que sinais de pontuação você utilizou? E qual a função de cada um?
7) Esta música retrata bem o preconceito estabelecido entre as pessoas que residem na zona urbana e na zona rural. Que situações exemplificam este preconceito?
8) A enxada trabalha com o chão, então responda: Que cuidados o ser humano deve tomar para proteger o solo?
9) Em tudo que vamos fazer utilizamos medidas de comprimento, de massa, de capacidade e de tempo. Muita atenção ao preencher o quadro de medidas.
a) Medidas de comprimento – o metro (m) é a unidade fundamental da medida de comprimento. Unidade _______________Quanto vale
1 quilômetro (km)_________________ metros (m)
1 metro (m)_________________ centímetros (cm)
1 centímetro (cm)_________________ milímetros ( mm)
b) Medidas de massa – o quilograma (kg) é a unidade fundamental de medida de massa, que costumamos chamar de quilo.
1 quilograma (kg) é igual a ________________________ gramas (g)
½ quilograma (kg) é igual a _______________________ gramas (g)
1 tonelada (ton) é igual a__________________________ gramas (g)
c) Medidas de capacidade – o litro (l) é a unidade fundamental de medida de capacidade. É para medir capacidades pequenas de líquidos usamos o mililitro (ml).
1 litro (l) é igual a ________________________ mililitros (ml)
½ litro (l) é igual a _______________________ mililitros (ml)
d) Medidas de tempo – o segundo (s) é a unidade fundamental da medida de tempo.
Unidade __________ Quanto vale
1 minuto (min)________________segundos (s)
1 hora (h)________________ segundos (s)
1 dia________________ horas (h)
1 semana________________ dias
1 mês________________ dias
1 ano________________ meses
e) Medidas agrícolas – Há algumas medidas que são mais usadas no meio rural. Pesquise e responda:
· O que é alqueire e a quantos metros quadrados corresponde?
· Uma légua corresponde a quantos quilômetros?
10) As fazendas são vendidas por alqueires. Se uma fazenda tem 41 alqueires, quantos metros quadrados têm esta fazenda?
12) Se esta fazenda fica a três léguas da cidade. Ela fica retirada a quantos quilômetros?

A ROSA DE HIROSHIMA
(Secos e molhados)

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pesem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

Mas só não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
Da rosa, da rosa
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e invalida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rose sem nada

(Vinícius de Moraes)

Atividades

1. Qual é o tema deste poema?
2. Retire do poema palavras que nos remetem imediatamente ao seu tema.
3. O poema pode ser dividido em duas partes causa e conseqüência. Identifique-as.
4. Explique a metáfora expressa em “A rosa de Hiroshima”.
5. Que sensações o poema provoca em você? Justifique.
6. Explique as expressões destacadas:
“Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada”
7. Identifique a opção que completa corretamente o enunciado a seguir e justifique sua escolha.
Pode-se afirmar que o texto cumpre seu objetivo, pois...
a) simplesmente passa informações;
b) provoca emoções e reflexões;
c) serve de diversão;
d) modifica o comportamento
8. Observe as expressões destacadas em cada item a seguir e explique a quais conseqüências da utilização da bomba atômica elas se referem.
“Pesem nas crianças
Mudas telepáticas”
“Pensem nas meninas
Cegas inexatas”
“Pensem nas mulheres
Rotas alteradas.”
“A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida”
9. Em que ocasião foi jogada a bomba atômica em Hiroshima? Por quê? É realmente possível, justificar o lançamento de uma bomba atômica? Por quê?
10. Em que época se deu a Segunda Guerra Mundial?
11. Por que pode-se afirmar que as bombas atômicas lançadas sobre as cidades japonesas puseram um fim mais rápido à guerra?
12. No total, quantas pessoas foram atingidas pela bomba? E quantas morreram? Como ficaram os sobreviventes?
13. “Em certos momentos da história, a insensatez humana ultrapassa todos os limites”. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
14. A bomba lançada em Hiroshima era muitas vezes menos potente do que as que foram criadas posteriormente. Para que outras armas fossem desenvolvidas, tempo, dinheiro e o trabalho de muitas pessoas foram utilizados. Como cidadão você aprova a utilização de dinheiro público para a fabricação de armamentos?
15. Faça uma lista do armamento utilizado pelos Estados Unidos na guerra contra o Iraque. Pesquise e faça uma estimativa de preço de cada produto e de toda lista em geral.
16. Lembre-se que todo esse gasto com a guerra é feito em dólar. Um dólar vale quantos reais hoje? Então, se transformarmos as despesas dos Estados Unidos em real, quantos reais daria?
17. Muitos governantes afirmam que ter um potencial de destruição maior é condição necessária para não perder a liberdade. Você acredita que se preparar para a guerra seja a melhor maneira de manter a paz? Por quê?
18. Faça localização geográfica das áreas atacadas pela guerra e também dos paises aliados aos Estados Unidos.
19. Faça um paralelo dizendo como são as condições de vida (social, econômica, cultural, geográfica) dos dois lados combatentes da guerra do Iraque.
20. O estoque mundial de bombas atômicas, embora tenha diminuído nos últimos anos, ainda hoje é suficiente para destruir várias vezes nosso planeta. Como você se sente sabendo disso?
21. Que tipo de bombas podem ser utilizadas em uma guerra? Quais as conseqüências da utilização dessas bombas para os seres humanos, para o meio ambiente?
22. Assista ao clipe da música Heal The World de Michael Jackson.


23. Faça um relatório relacionando o tema da música Heal The World e as informações que você obteve com esta atividade.
24. Crie cartazes propaganda para divulgação da paz e monte um painel.
25. Reúna um grupo, escolha uma música que fale de paz e monte uma coreografia para apresentar para as outras turmas. Sugestões:

Nenhum comentário:

Postar um comentário