Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução á Educação Digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Jocieli Santos da Silva
Santana de Parnaíba, novembro de 2010.
Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso de Introdução á Educação Digital
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Apreciação e reflexão da música
Jocieli Santos da Silva
Santana de Parnaíba, novembro de 2010.
“A música é, em primeiro lugar,
uma contribuição para o
alargamento da consciência
e para modificação do homem
e da sociedade”
(Hans- Joachim)
Introdução
Em muitas práticas, a música tem sido usada para atender a propósitos como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos. Devemos encarar a música como uma linguagem cujo conhecimento se constrói, não apenas como um produto pronto ou como uma proposta de reprodução.
Ao proporcionar às crianças oportunidades de vivenciarem experiências envolvendo a música devemos priorizar a possibilidade de desenvolver todos os tipos de comunicação e expressão, de modo, que deve ser trabalhados todos os conceitos em relação à construção da música sendo que devem ser organizado de modo contínuo e integrado.
O trabalho com a música é uma boa oportunidade para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do conhecimento, portanto uma ação que promove a integração social.
Apresentação do projeto
Tema - Apreciação e reflexão da música
População alvo - alunos do ensino fundamental I
Período – De 3 a 4 meses
Justificativa-A música é um dos meios mais fáceis de chegar até a criança pois desta forma ela consegue expressar seus sentimentos, utilizar o corpo como forma de expressão, pode desenvolver habilidades e competências que irão facilitar a vida futura dos alunos.
Objetivo-Identificar a música como um dos portadores de textos, percebendo as diferenças entre ritmos e letras.
Desenvolver a criatividade e musicalidade.
Discutir sobre as músicas da atualidade relacionadas aos interesses dos alunos, bem como a facilidade de encontrá-las e copia-las da internet e levantar uma reflexão em relação à pirataria.
Fazer uma relação crítica sobre a música do passado e presente, seus gêneros e o que de bom a música pode nos transmitir.
Ampliar e utilizar os recursos tecnológicos para a produção de músicas.
Metas-Conhecer os avanços tecnológicos ao longo da historia;
Despertar nos alunos interesse pela leitura e pela informação de modo geral;
Criar condições de pesquisa e aprender a usá-las (computador e internet);
Pesquisar e resgatar as músicas do passado;
Desenvolver nos alunos um gosto musical mais selecionado;
Saber identificar os diferentes tipos de música.
Ações – Pesquisas estimulando a troca de informações entre eles;
Pesquisa sobre os instrumentos, música e cantores;
Construção e exposição do ambiente e matérias utilizados para a construção das músicas;
Propor reflexões sobre as transformações tecnológicas;
Gravação das canções e danças apresentadas pelos alunos.
Áreas trabalhadas
Língua portuguesa:
• Produção de pequenos textos; individualmente e coletivo;
• Trabalhar leitura e escrita com produção, revisão e interpretação de texto;
• Gramática;
• Ortografia;
• Leitura.
Matemática:
• Situações problemas envolvendo as quatro operações;
• Calendário ( dia, mês e ano);
• Sequência lógica;
• Sistema monetário e gráfico;
História e Geografia:
• Linha do tempo;
• Acontecimentos;
• A construção do espaço social;
• Transformações tecnológicas;
• A história da musica.
Ciências:
• O sentido e os meios de comunicação;
• O ambiente com suas funções e transformações.
Computação:
• Operações básicas do computador;
• A internet e seus recursos;
• Ampliação de desenhos;
• Figuras espaciais.
Temas transversais:
• Ética;
• Solidariedade;
• Pluralidade cultural.
Avaliação: A avaliação será feita de modo contínuo considerando o envolvimento e participação de cada aluno.
Resultado Esperado
Que os alunos percebam as diferenças entre as músicas do passado e as atuais. Tenham consciência do uso do tecnológico na construção de cada música.
Que eles consigam explorar e identificar os elementos da música para se expressar de modo a se interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo assim como as novas tecnologias.
È importante tornar observável para as crianças que o fazer musical implica em organizar e relacionar expressivamente, que é uma interferência intencional que organiza som e silêncio e que comunica.
Referências
Andrade, Pedro F. de. Aprender por Projetos, Formar Formadores. 2003.
Ferreira, Martins. Como Usar a Música em Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2002.
Moran, José M. O Vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação e educação, São Paulo, 1995.
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Ministério da educação e Desporto, Brasília, 1998.
Valente, J. A (Org). Formação de Educadores para o Uso de Informática na Escola. Campinas: UNICAMP/NIED, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário